A realizadora Regina Pessoa será hoje formalmente homenageada pela Academia Portuguesa de Cinema que, no passado dia 24 de Outubro, anunciou a distinção. A cerimónia decorre hoje na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema pelas 19h00.
Regina Pessoa irá receber o Prémio Bárbara Virgínia, destinado às realizadoras com destaque na história do cinema português. O nome Bárbara Virgínia surge em reconhecimento da primeira realizadora portuguesa, quase desconhecida, “para homenagear mulheres que tenham contribuído de forma notável para o cinema português”, menciona a Academia Portuguesa de Cinema.
Recordamos que os filmes que realizou já venceram importantes premiações tais como Cartoon D’Or, Hiroshima International Animation Film Festival, CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, Annie Awards, Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy além de já ter sido nomeada para a short list dos Oscars por mais de uma vez.
À homenagem acresce ainda a exibição de uma sessão retrospectiva, com a exibição de: A NOITE, HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ, KALI, O PEQUENO VAMPIRO e TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS.
Venceu também o Prémio Nacional da Animação em 2013, promovido pela Casa da Animação +, associação que co-fundou juntamente com Abi Feijó.
É uma das nossas maiores referências nacionais e internacionais e, com ela, leva o reconhecimento da Animação Portuguesa pelo Mundo, somando mais de 100 prémios e selecções.
Todas as homenagens serão mais que merecidas, porém, o reconhecimento no seu próprio país traz de certeza um toque especial.
Sobre a realizadora:
Regina Pessoa nasceu em Coimbra – Portugal, 1969. Licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto.
Em 1992 começou a trabalhar como animadora no estúdio Filmógrafo no Porto-Portugal.
Em 1999, realiza em gravura animada o seu primeiro filme “A Noite”.
Desde então, utilizando várias técnicas de gravura animada, continua a realizar filmes como “História Trágica Com Final Feliz” em 2005 e “Kali o pequeno Vampiro” em 2012, ambas co-produções Portugal-França-Canadá.
Os seus filmes têm vindo a ganhar prémios e distinções por todo o mundo, incluindo o Grande Prémio SICAF 2006 – Coreia do Sul; Grand Prix Annecy’06 – França; Grand Prix Animated Shorts SXSW 2007 (South by Southwest Film Conference & Festival) – EUA; duas vezes finalista do Cartoon d’Or (2006 e 2013) – Europa; “Oscars” 2007 Shortlist” – EUA; Prémio Hiroshima 2012 – Japão; Nomeação Annie Awards na categoria Best Short Animated Subject, 2013 – USA; Prémio do Júri Annecy 2019 – França; Grand Prix Animamundi 2019 – Brasil, etc.
Em 2016 tornou-se Senior Lecturer na Animationsinstitut – FILMAKADEMIE, Alemanha.
Em 2018 tornou-se membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Em 2109, realiza “Tio Tomás – A Contabilidade para os dias”, uma co-produção Ciclope/Portugal; NFB/Canada; les Armateurs/France.
Encontra-se a realizar a sua última curta-metragem, As Caras da Mãe.
Parabéns e obrigada, querida Regina!