PRÉMIOS SOPHIA: INSCRIÇÕES ATÉ 28 DE FEVEREIRO 2021

 

Decorre, desde 01 de Fevereiro, o período de inscrições para os PRÉMIOS SOPHIA 2021 – CURTAS-METRAGENS, que se prolonga até 28 de Fevereiro (23h59)!

Os PRÉMIOS SOPHIA foram criados em 2013 pela Academia Portuguesa de Cinema e onde figura o que de melhor se produziu em Portugal ao longo do ano.

Podem candidatar-se todas as curtas-metragens nas categorias de MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO, MELHOR CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO e MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO, estreadas ao longo de 2020 (período de 01 Janeiro a 31 Dezembro), cujos(as) realizadores(as) sejam portugueses(as) e com duração máxima (incl. créditos finais) de 50 minutos.

Os filmes com diálogo em língua estrangeira deverão ser legendados em português.

Critérios para a selecção:
a) Ter sido selecionada ou premiada em competição oficial num dos festivais nacionais listados (AQUI).
OU
b) Ter sido selecionada ou premiada em competição oficial ou secções paralelas/fora de competição oficial num dos festivais internacionais listados (AQUI).
OU
c) Ter tido exibição comercial em sala de cinema portuguesa (com um mínimo de sete dias de exibição comercial, seguidos ou intercalados, com entrada paga).

Caso a obra cumpra os critérios de qualificação mas não os critérios de selecção, pode ainda assim ser submetida e a sua eventual elegibilidade será debatida por uma comissão nomeada para o efeito.

TODAS AS INFORMAÇÕES PARA SUBMISSÃO:
– Deverá ler atentamente o REGULAMENTO do concurso;
– Fazer download e preencher a DECLARAÇÃO DE CEDÊNCIA DE DIREITOS;
– Preencher e submeter o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Para esclarecimentos ou dúvidas adicionais: curtas@academiadecinema.pt.

Recorde-se que, na edição 2020, a curta-metragem de animação vencedora foi TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa.

NOTA:
NÃO são elegíveis curtas-metragens produzidas em contexto escolar – essas obras podem, no entanto, concorrer aos PRÉMIOS SOPHIA ESTUDANTE (inscrição a cargo da instituição de ensino).