Os Prémios Sophia, criados pela Academia Portuguesa de Cinema para celebrar e premiar o cinema português, anunciaram no passado dia 14 os nomeados para a 14ª edição.
Sob o tema “Cinema é Paixão”, a presente edição dos Prémios Sophia terá lugar a 27 de abril, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, com transmissão em direto na RTP2.
Entre as diferentes categorias existentes, o cinema de animação marca presença nas Categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação e também Prémio Sophia Estudante.
Conheça os filmes nomeados:
Prémio Sophia Estudante
Lembra de Mim
Realização: Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima
Produção: Universidade Lusófona – Licenciatura Animação Digital
Malu e Clara são duas crianças que num encontro repentino criam uma amizade genuína repleta de criatividade e energia – até à hora de ir embora.
Melhor Curta-Metragem de Animação
Amanhã Não Dão Chuva
2024, Portugal, Alemanha, 11’30”
Realização: Maria Trigo Teixeira
Produção: AIM Creative Studios / Wait a Second!
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
A Menina com os Olhos Ocupados
2024, Portugal, 7’55”
Realização: André Carrilho
Produção: Blablabla Media
Era uma vez uma menina que, mesmo quando saía à rua, andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?
Pietra
2024, Portugal, Espanha, Polónia, 13”
Realização: Cynthia Levitan
Produção: Sardinha em Lata, Pangur Animation, Wytwórnia Filmów Fabularnych
Em devaneios sobre relacionamentos improváveis, a flor – tão delicada quanto revolucionária – representa um ato de amor em meio ao sufocamento e ao abraço de um bairro clássico português.
Percebes
2024, Portugal, França, 11’30”
Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP – Animation Studio, IKKI Films
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.
Saiba mais:www.academiadecinema.pt/premios-sophia/nomeados-premios-sophia-2025/