Monstra: Festival de Cinema de Lisboa acaba de anunciar a programação para a edição comemoratória dos seus 25 anos! Esta edição especial conta com uma imagem desenvolvida pela realizadora Regina Pessoa e elege a Áustria como país convidado.
De 20 a 30 de Março haverá animação para todos os gostos e idades, através de uma programação variada e abrangente que irá desde sessões competitivas de cinema, a exposições, retrospectivas etc;
Destacamos os filmes portugueses presentes na 24ª Edição do Festival:
Competição Curtas 1
A Menina com os Olhos Ocupados
(2024, Portugal, 7’55”)
Realização: AndréCarrilho
Produção: Blablabla Media
Era uma vez uma menina que, mesmo quando saía à rua, andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?
Competição Curtas 2
Percebes
(2024, Portugal, França, 11’30”)
Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP – Animation Studio, IKKI Films
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.
Competição Curtas 3
The Hunt
(2024, Portugal, Espanha, 8′)
Realização: Diogo Costa
Produção: COLA Animation, Studio Kimchi, Studio Unkai, Blauw Films
Um grupo de soldados, perdidos na floresta, tem de enfrentar os traumas do passado e as forças aterradoras que os perseguem.
Sequencial
(2025, Portugal, Itália, 12′)
Realização: Bruno Caetano
Produção: COLA Animation
Numa sequência fantástica de eventos, um jovem confronta não só os seus medos pessoais como as adversidades da vida. Uma história de crescimento e a procura por um rumo de inspiração.
Competição Curtas 4
Reason and Impulse – Disappear
(2024, Portugal, Estados unidos, 4′)
Realização: Ala Nunu
Produção: COLA Animation
Os esforços fúteis de uma pessoa que tenta voltar atrás no tempo, e algumas pequenas criaturas tontas.
Competição Curtas 5
Amanhã Não Dão Chuva
(2024, Portugal, Alemanha, 12′)
Realização: Maria Trigo Teixeira
Produção: AIM Creative Studios, Wait a Second!
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
Competição Estudantes 1
Desmembro
(2024, Portugal, 5′)
Realização: Laura Equi, Guilherme Bosco
Com o decorrer da rotina diária de uma família de insetos, o filme acompanha a perspectiva do recém nascido, que passa por uma jornada de mudança de percepção sobre seus pais.
Competição Estudantes 2
Gloria a vós Julietas
(2024, Bélgica, 4′)
Realização: Ana Luísa Vilaça Fernandes
Uma homenagem às mulheres presentes na vida da autora, representadas por uma personagem que procura um equilíbrio numa vida muito agitada. Esta mulher segura todas as pontas enquanto enfrenta expectativas baseadas no seu género, provocadas pelas normas sociais. Ainda assim, mesmo com uma vida atribulada, consegue cuidar de uma nova geração.
Boy
(2024, Portugal, 4′)
Realização: Carlota Tinoco
Este projeto foi criado em torno da faixa ‘Boy’ do álbum ‘Shawnee, Ohio’, do compositor Brian Harnetty. O álbum conta histórias da exploração mineira nesta pequena aldeia americana no séc. XIX, com recurso a gravações dos seus residentes. A faixa ‘Boy’ contém excertos da gravação de um menino que entrevista a avó, questionando-a sobre o passado dela. Esta animação utiliza fotografias de arquivo como base para criar ilustrações em movimento que nos guiam através do questionário do rapaz.
Competição Estudantes 3
O Pássaro de Dentro
(2024, Portugal, 6′)
Realização: Laura Anahory
O filme segue uma mulher e o pássaro que vive dentro dela, e como a incapacidade que os dois têm de coexistir causa ferimentos no seu corpo.
Competição Estudantes 4
Cherry, Passion Fruit
(2024, Portugal, Finlândia, 5′)
Realização: Renato José Duque
Numa misteriosa floresta tropical surge um vulto enigmático que questiona o amor e a sensualidade envoltos em dor.
Competição Estudantes 5
Pelas Costuras
(2024, Portugal, 4′)
Realização: Adriana Andrade, Daniela Tietzen, Luana Rodrigues
Relatos de 3 mulheres sobre as suas experiências, a sua luta interior entre ser feminina e masculina, e as suas jornadas de aceitação. Um filme sobre crescer e aceitar quem somos, como mulheres.
Competição Curtíssimas
-Oh
(2024, Portugal, Geórgia, 2′)
Realização: Clara Trevisan, Juan Maria León, Nan-Tung Lin, Tata Managadze
Uma mão move-se suavemente, a sua presença transforma-se.
Nenúfares
(2024, Portugal, 2′)
Realização: Maria Lima
Numa animação bastante colorida e envolvente apenas com dois minutos, é desenvolvida uma pequena história inserida na linguagem do cinema experimental. Abordando uma relação entre duas personagens muito diferentes, é estabelecida uma comparação entre estas e dois animais: um elefante e um pássaro. Estes representando cada uma das figuras humanas, tentam ser parecidos um com o outro para que possam estar juntos.
As Mãos
(2024, Portugal, 1′)
Realização: Alunos 10 ano de Artes da Escola Secundária de Tondela
Orientação: Miguel Lima
Projeto realizado em contexto de workshop com os alunos do curso de Artes da Escola Secundária de Tondela, sobre o poema ‘As Mãos’ de Manuel Alegre.
Senhor Azul
(2024, Portugal, 1′)
Realização: Miriam Pedrozo
Uma curtíssima história sobre o Senhor Azul.
Um Mirtilo Canta uma Canção sobre Azul
(2024, Portugal, 1′)
Realização: Ana Marta Mendes, Laura Conde, Ricardo Adrêgo
Um Mirtilo canta uma Canção sobre Azul.
Competição Monstrinha 3>5
Comida!
(2024, Portugal, 3′)
Realização: Bernardo P. Carvalho
‘Comida’ é o primeiro single de Mais Alto!, a banda que, através de versões e concertos comentados, convida os mais jovens a refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais. Esta versão do clássico dos brasileiros Titãs é o primeiro avanço para o disco de estreia do grupo formado por Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa e Sérgio Nascimento.
Bioco
(2023, Portugal, 4′)
Realização: João Carrilho
Numa celebração da cultura e da música popular da região algarvia, o projeto ‘BIOCO’ concretiza-se num videoclipe de animação que procura captar a alegria e a vitalidade da essência cultural do Algarve. Através de uma narrativa com a representação de animais locais em trajes regionais e ambientes característicos da região, a história do vídeo revela como estes animais se juntaram, formaram a sua banda e descobriram os respectivos instrumentos, que são incorporados na própria música.
Competição Monstrinha 6>9
A Menina com os Olhos Ocupados
(2024, Portugal, 7’55”)
Realização: André Carrilho
Produção: Blablabla Media
Era uma vez uma menina que, mesmo quando saía à rua, andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?
Competição Geração M
T-ZERO
(2023, Portugal, 11′)
Realização: Vicente Nirō
Produção: AIM Creative Studios
Numa cidade que já foi tipicamente portuguesa, o bacalhau foi substituído por salada de abacate, as árvores por gruas e os centros históricos por restaurantes gourmet. Um agente imobiliário tenta persuadir os clientes a alugar apartamentos minúsculos, mesmo que isso signifique despejar as pessoas que lá vivem.
Competição Pais e Filhos 2
A Cada Dia Que Passa
(2024, Portugal, Eslovénia, 11′)
Realização: Emanuel Nevado
D. Piedade é uma ratinha já com alguma idade que vive numa pequena aldeia no interior montanhoso de Portugal. A sua existência é composta maioritariamente por solidão, memórias, e por uma rotina rígida, guiada pelo ritmo regular do relógio e do chá que bebe com as suas amigas, duas irmãs que vivem na mesma aldeia.
SAIBA MAIS: monstrafestival.com/pt/