O Festival Internacional de Curtas Vila do Conde regressa para mais uma edição repleta de cinema de animação português. Entre os dias 12 e 21 de Julho, serão vários os filmes de animação portugueses a ser exibidos, alguns dos quais em estreia nacional e internacional.
Para além das sessões competitivas, o Festival contará com um Filme-Concerto de João Gonzalez. Neste espetáculo musicado ao vivo, o realizador revistará pela primeira vez “Ice Merchants”. Também outras obras serão exibidas com novas bandas sonoras tocadas ao vivo, entre elas “Nestor” e “The Voyager” ambas da autoria de João Gonzalez, “Le ravissement de Frank N. Stein” de Georges Schwizgebel, “Father and Daughter” de Michaël Dudok de Wit e “Goodbye Jérôme!” de Chloé Farr, Gabrielle Selnet e Adam Sillard.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
MONT NOIR
(França, Portugal, 2024, 00:12:00)
Realização: Jean-Baptiste Peltier, Erika Haglund
Produção: La Clairière Ouest, Animais AVPL, Les Astronautes
AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA
(Portugal, Alemanha, 2024, 00:11:30)
Realização: Maria Trigo Teixeira
Produção: AIM Creative Studios, Wait a Second!
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
PERCEBES
(Portugal, França, 2024, 00:11:30)
Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP Animation Studio, IKKI Films
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.
TRÊS VÍRGULA CATORZE
(Portugal, 2024, 00:12:00)
Realização: Patrícia Rodrigues, Joana Nogueira
Produção: Animais AVPL
Uma viagem interior sobre a condição de crianças a quem foi diagnosticado PHDA e que lutam contra a sua própria visão de mundo e com o que esperam delas. Uma alegoria sobre a mente e o comportamento dessas crianças.
COMPETIÇÃO NACIONAL
- AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA Maria Trigo Teixeira (Portugal, Alemanha, 2024, 00:11:30)
- PERCEBES Alexandra Ramires, Laura Gonçalves (Portugal, França, 2024, 00:11:30)
- TRÊS VÍRGULA CATORZE Patrícia Rodrigues, Joana Nogueira (Portugal, 2024, 00:12:00)
COMPETIÇÃO TAKE ONE!
CHERRY, PASSION FRUIT
(Portugal, Bélgica, Finlândia, 2024, 00:05:00)
Realização: Renato José Duque
Numa misteriosa floresta tropical surge um vulto enigmático que questiona o amor e a sensualidade envoltos em dor.
COMPETIÇÃO CURTINHAS
A MENINA COM OS OLHOS OCUPADOS
(Portugal, 2024, 00:08:00)
Realização: André Carrilho
Produção: Bla Bla Bla Media!
Era uma vez uma menina que andava sempre distraída. Com os olhos agarrados ao telefone, não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?
COMPETIÇÃO MY GENERATION
T-ZERO
(Portugal, 2024, 00:10:52)
Realização: Daniel Roque, Vicente Nirō
Produção: AIM Creative Studios
Na tentativa de vender casas estranhamente mobiladas e com rendas elevadas, uma agente imobiliária é confrontada pelos novos e velhos moradores da cidade e pelos seus próprios problemas.
COMPETIÇÃO VÍDEOS-MUSICAIS
A STRANGE FEELING OF EXISTENTIAL ANGST Sunflowers
(Portugal, 2024, 00:10:52)
Realização: Carolina Bonzinho, Leander Meresaar
Para além da regular programação de cinema, chamamos também atenção para o Curtas Pro. Segmento no qual será dado destaque a cinema de animação, nomeadamente português.
Reconhecendo o sucesso da animação portuguesa e o aparecimento de talentos reconhecidos internacionalmente, o Curtas Pro dedica um dia a esta forma de arte, com pitches, uma masterclass e uma conversa. Este evento pretende promover novas interacções entre produtores e distribuidores europeus, incentivando a coprodução de projectos em desenvolvimento.
Realizadores e produtores apresentarão os seus projectos em sessões de pitching, seguidas de Q&A e encontros com outros profissionais. Susana Costa Pereira, do Centro de Informação Europa Criativa – MEDIA Desk Portugal, fará uma apresentação sobre as oportunidades de financiamento apoiadas pelo programa Europa Criativa.
Alberto Vázquez, cineasta de renome, falará sobre a sua carreira e o seu processo criativo, acompanhado de uma projeção de quatro das suas curtas-metragens. O evento celebrará ainda o sucesso de “Percebes”, de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, vencedor do Prémio Cristal no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2024, e contará com um debate sobre as recentes publicações dedicadas à animação portuguesa.
Promovido em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa – MEDIA Desk Portugal, este dia de actividades é uma oportunidade para celebrar a riqueza da animação portuguesa e explorar novas possibilidades de criação e colaboração.
Programa:
ENCONTROS DE COPRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO 1
15 JUL · SEG · 10:30
Auditório Municipal · Sala Principal [50 min]
- PORTO2000, Matilde Camacho (Portugal)
- TALVEZ NÃO HAJA NADA AQUI (THERE MIGHT BE NOTHING HERE), Natália Azevedo Andrade (Portugal)
ENCONTROS DE COPRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO 2
15 JUL · SEG · 12:00
Auditório Municipal · Sala Principal [90 min]
- LIMBO, Patrícia Figueiredo (Portugal)
- SPERANSA, Nuno Beato (Portugal)
- AMARELO BANANA, Alexandre Sousa (Portugal, Hungria)
ALBERTO VÁZQUEZ – MASTERCLASS
15 JUL · SEG · 14:30
Auditório Municipal · Sala Principal [90 min]
Esta sessão reúne quatro curtas-metragens realizadas por Alberto Vázquez. Para além dos filmes, este programa do Curtas oferece ainda arara possibilidade de uma conversa com o realizador, onde este revisitará os momentos mais importantes da sua carreira e do seu processo criativo.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO: OLHARES SOBRE A ANIMAÇÃO PORTUGUESA
15 JUL · SEG · 16:45
Auditório Municipal · Sala Principal [90 min]
Celebrando o recente sucesso de Percebes, de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, vencedor do prémio Cristal para melhor curta-metragem na edição de 2024 do Festival de Cinema de Animação de Annecy, este debate apresenta duas recentes publicações dedicadas ao cinema de animação em Portugal. Originalmente pensada e desenvolvida pelo realizador e investigador Pedro Serrazina, esta iniciativa nasceu de um simpósio organizado no Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação, com o objetivo de trazer a profundidade do debate e da análise típica do cinema de imagem real para o universo da animação. Com a presença de Alexandra Ramires (Xá), David Doutel, Laura Gonçalves, Pedro Serrazina e Vasco Sá.
Para mais informações, consulte a página Curtas Pro ou envie um e-mail para industry@curtas.pt