CURTAS-METRAGENS DE ANIMAÇÃO PORTUGUESAS NA CORRIDA AOS OSCARS

O ano não podia ter começado melhor para a Animação Portuguesa: a primeira lista de 96 nomeados para a categoria MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO dos OSCARS 2021 foi já anunciada e há 5 curtas-metragens portuguesas e/ou com colaboração portuguesa na lista:

ALTÖTTING, de Andreas Hykade, uma co-produção entre o National Film Board of Canada, o Studio Film Bilder (Alemanha) e a produtora portuguesa Ciclope Filmes. Tem ainda a participação de Regina Pessoa na equipa do filme (direcção artística e de animação).

 

ELO, de Alexandra Ramires, produzido pelo estúdio Bando à Parte e co-produzido pelo estúdio Providences (França)

 

INSIDE ME, da realizadora portuguesa Maria Trigo Teixeira, produzido na Alemanha pela Film University Babelsberg Konrad Wolf.

 

PURPLEBOY, de Alexandre Siqueira, produzido pelo estúdio Bando à Parte e co-produzido pelos estúdios Ambiances…asbl (Bélgica), Luna Blue Film (Bélgica) e Rainbox Productions (França)

 

KAPAEMAHU, de Hinaleimoana Wong-Kalu, Dean Hamer e Joe Wilson (EUA) que contou com o português Daniel Sousa no design e direcção de animação. Um co-produção com a Pacific Islanders in Communications.

 

Recorde-se que ELO e PURPLEBOY foram recentemente distinguidos no PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO 2020 (Novembro, Casa das Artes do Porto). ELO venceu na Categoria Filmes de Profissionais e Prémio do Público e PURPLEBOY foi distinguido com uma Menção Honrosa também na Categoria Filmes de Profissionais.

Em Fevereiro será conhecida a short list de 10 nomeados sendo que apenas 5 serão seleccionadas para a 93.ª edição dos Oscars da Academia Americana de Cinema. A selecção final será conhecida a 15 de Março de 2021.