HISTORIAL

Ilustração de Marta Monteiro

A Casa da Animação nasce em 2001 com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto (CMP). Conta desde então com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA) e da CMP para promover e divulgar a animação portuguesa, tanto a nível nacional como internacionalmente. A sua atividade abrange a curadoria na área da exibição e exposições, a formação (com um serviço educativo vocacionado para escolas e propostas para o público em geral), conferências, encontros e masterclasses especialmente pensadas para profissionais e estudantes da área. No que diz respeito à representação do setor, a Casa tem um papel muito activo na defesa e promoção dos interesses dos profissionais de animação.

É uma associação cultural sem fins lucrativos que tem entre os seus associados grande parte dos autores, produtores e profissionais portugueses da animação, razão pela qual se tem, também, afirmado como plataforma de ligação entre autores, produtores, agentes culturais, profissionais, escolas, estudantes da área e o público em geral. Desse modo, tem contribuído para dar expressão e forma à importante relação do cinema de animação com as diferentes formas de expressão artística e cultural.

É a entidade do sector da animação que a representa mais plenamente dentro e fora de portas, tendo assumido em 2014 a curadoria internacional, em nome da ASIFA Internacional, a Festa Mundial da Animação, um evento único a nível mundial – acontece simultaneamente em mais de 40 países! – que tem como objectivos homenagear o cinema de animação, e ao mesmo tempo, assinalar o Dia Mundial da Animação. Assim, cada ano a Casa elege uma cidade que irá acolher este evento, passando a ser a “Capital Nacional da Animação”, num evento que integra não só cinema, mas também encontros, exposições, masters e oficinas especialmente dirigidas a profissionais, estudantes e apaixonados pela magia do cinema e da imagem em movimento.

Destaca-se
, ainda dentro da Festa Mundial da Animação, a atribuição anual do Prémio Nacional da Animação, que vem homenagear e incentivar a excelência do trabalho dos autores portugueses na área da animação, sendo que os filmes selecionados para este prémio têm oportunidade de circular dentro e fora do país.

MISSÃO

Ilustração de Marta Monteiro

Promoção e desenvolvimento da animação, nomeadamente português, através da exibição, formação, ensino e divulgação, através da curadoria de exposições e apoio à criação e representação do sector. Internacionalmente, a principal missão
 da Casa é a de dar a conhecer a animação nacional e contribuir para que o mercado exterior esteja aberto não só a obras, projetos e autores (através da coprodução e distribuição), mas também a profissionais e estúdios portugueses com projectos de animação de qualidade.

OBJECTIVOS

Ilustração de Marta Monteiro

Os objectivos e principais linhas de orientação da Casa são os seguintes:

  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura do cinema de animação.
  • Dar visibilidade às obras de animação portuguesas, promovendo-as nacional e internacionalmente.
  • Dar a conhecer a animação enquanto género, revelando a sua diversidade.
  • Dar a conhecer os profissionais de animação internacionalmente e contribuir para o seu desenvolvimento e sucesso no mercado de trabalho.
  • Contribuir para a literacia do cinema de animação.
  • Estimular a criação e produção de novos filmes.
  • Potenciar o desenvolvimento de uma indústria criativa do sector.
  • Implementar uma rede de parceiros e promotores do cinema de animação no país.
  • Reforçar os canais de comunicação e difusão.
  • Investir na sensibilização e formação de públicos.
  • Promover a literacia do cinema de animação junto do público escolar.
  • Estreitar o relacionamento com produtores, escolas, instituições privadas e demais agentes da cultura.
  • Criar um observatório da animação e instituir-se como centro de documentação e pesquisa dedicado ao cinema de animação.
  • Promover a pesquisa, a experimentação, a criação e a inovação artísticas.
  • Promover o cinema de animação enquanto ferramenta multidisciplinar – ferramenta de registo, 
de apropriação e de confrontação com outras artes e linguagens.
  • Incentivar o cruzamento de perspetivas, metodologias e sensibilidades artísticas.
  • Promover a produção de publicações e outros materiais de difusão e divulgação da Arte e da Animação, contribuindo para o desenvolvimento de uma massa crítica.
  • Promover a ligação com instituições de ensino superior, potenciar o envolvimento de estudantes de diferentes áreas artísticas em processos de criação.