As Noites de Boris – 24 de Agosto 21h30 – Alteração

Devido às condições meteorológicas a Sessão #2 Best of Animação, das Noites de Boris irá decorrer na Casa das Artes (interior).

 

As Noites de Boris do Cineclube do Porto estão de volta!  A segunda sessão, Best of Animação conta com uma seleção de filmes de animação exibidos no Festival Curtas Vila do Conde – International Film Festival.

A Sessão #2 será no dia 24 de Agosto, quarta-feira, pelas 21h30 na Casa das Artes(INTERIOR), com entrada gratuita!

Sessão destinada a Maiores de 12 anos. 

 

Garrano – David Doutel e Vasco Sá  – com apresentação dos realizadores 

[falado em português – com legendas em inglês]

2022, Portugal, Lituânia, 14’

Um cavalo Garrano é forçado a puxar uma carga pesada sob um sol escaldante,e Joel, um jovem rapaz, descobre um homem que está prestes a incendiar uma floresta.

 

 

 

 

 

 

O Homem do Lixo – Laura Gonçalves

[falado em português – com legendas em inglês]

2022, Portugal, 11’

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

 

 

 

 

 

 

O Casaco Rosa – Mónica Santos – com apresentação da realizadora

[falado em português – com legendas em inglês]

2022, Portugal, França, 8’

Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.

 

Ice Merchants – João Gonzalez

[sem diálogos]

2022, Portugal, França, Reino-Unido, 14’

Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite

 

Scale – Joseph Pierce

[falado em inglês – com diálogos em português]

2022, França, Reino-Unido, Bélgica, República Checa, 14’

Ao conduzir na autoestrada, Will perde o seu sentido de escala. À medida que o seu vício em drogas se aprofunda, ele esforça-se para compreender a sequência de eventos que o levaram à sua situação, antes que esteja perdido para sempre.

 

Alento – Leonor Pacheco – com apresentação da realizadora

Música de: Pedro Pestana & Nils Meisel

2022, Portugal, 3’

​​Pelas tardias horas da madrugada uma forma tenta adormecer. Numa luta por manter o controlo, entra em ciclos de loucura abstrata, gradualmente crescendo num conflito de compressões e descompressões estranhas, viscerais, visuais e sonoras.