Os últimos meses têm sido de extrema relevância para o panorama de cinema de Animação Português, para além do marco dos cem anos desde a estreia do primeiro filme, salientamos também os circuitos em Festivais marcados por um grande número de prémios arrecadados. Depois de todos os festivais percorridos, desde Animafest Zagreb, Semana da Crítica em Cannes, Annecy e muitos mais, três dos filmes que marcaram 2022 chegam às salas de cinema de todo o país e assinalam da melhor forma possível o início de 2023.
Duas longas metragens e uma curta metragem irão encher os cinemas de Animação para que esta arte consiga chegar mais próximo de todos os portugueses. Conheça os filmes e datas de estreia:
‘OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ’, 2022, 90′
ESTREIA: A 22 DE JUNHO NOS CINEMAS NOS
Técnica: Animação 2D e Stop motion
Argumento: Possidónio Cachapa, Cristina Pinheiro
Produção: Sardinha em Lata, Caretos film, Midralgar, Basque Films
SINOPSE:
Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.
ESTREIA: 13 DE ABRIL EM PORTUGAL NOS CINEMAS NOS
8 DE MARÇO EM FRANÇA
31 DE MARÇO EM ANGOLA
Técnica: Animação 2D e 3D
Argumento: Virgílio Almeida, baseado na peça de teatro “A Caixa Preta” de José Eduardo Agualusa e Mia Couto
Produção: Praça Filmes, S.O.I.L, JPL Films, il Luster, Luna Blue Films
SINOPSE:
Angola. Três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta). Um segredo dilacerante, uma busca temerária, uma canção de combate. Um amor suspenso, uma viagem iniciática, uma rusga trágica.
ESTREIA: 16 DE FEVEREIRO NOS CINEMA NOS
Técnica: Animação 2D
Argumento: João Gonzalez
Produção: COLA (PT), Wildstream (FR) e Royal College of Art (UK)
SINOPSE:
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite