Animação Portuguesa na 3ª edição dos Prémios Curtas

Os Prémios Curtas –  premiação dedicada a curtas-metragens portuguesas anunciou os filmes selecionados para a 3ª edição. O evento terá lugar no dia 5 de Abril no Fórum Lisboa.

O Júri desta edição é composto por: Frederico Corado (realizador, encenador e programador), Marina Leonardo (atriz e realizadora), Hugo Gomes (crítico de cinema), Inês Moreira Santos (blogger de cinema/TV e divulgadora cultural), Rafael Félix (crítico de cinema), Carolina Serranito (artista e programadora), Francisco Rocha (blogger de cinema, programador e fotógrafo), Jasmim Bettencourt (crítico de cinema e realizador), Filipa Amaro (realizadora e argumentista), André Pereira (editor de vídeo e videógrafo), Bernardo Freire (crítico de cinema, apresentador e podcaster) e Bruno Gascon (realizador e argumentista).

Par além da secção exclusivamente dedicada ao cinema de animação, a animação portuguesa estará também presente em duas outras secções: Melhor Sim/Efeitos Sonoros e Melhor Banda Sonora.

 

Melhor Curta de Animação:

 

A Cada Dia Que Passa

(2024, Portugal, Eslovénia, 11′)

Realização: Emanuel Nevado

Produção: COLA Animation, ZVVIKS/RTV

D. Piedade é uma ratinha já com alguma idade que vive numa pequena aldeia no interior montanhoso de Portugal. A sua existência é composta maioritariamente por solidão, memórias, e por uma rotina rígida, guiada pelo ritmo regular do relógio e do chá que bebe com as suas amigas, duas irmãs que vivem na mesma aldeia.

 

O Estado de Alma

(2024, Portugal, Espanha, 10’)

Realização: Sara Naves
Produção: Sardinha em Lata, Glow
Alma acorda todos os dias com uma nova condição, sofrendo as mais variadas transformações físicas que refletem os seus sentimentos de inadequação e a impedem de seguir uma rotina diária normal. A cada dia que passa, Alma sente-se gradualmente mais só e afastada de todos.

 

Percebes

(2024, Portugal, França, 11’30”)

Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP – Animation Studio, IKKI Films

Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

 

Pietra

(2024, Portugal Espanha, Polónia, 10′)

Realização: Cynthia Levitan

Produção: Sardinha em Lata, Pangur animation e WFF

No devaneio sobre relacionamentos improváveis, a flor – tão delicada, quanto revolucionária, é um ato de amor em meio ao sufoco e ao abraço de uma vizinhança classicamente portuguesa.

 

Três Vírgula Catorze

(2024, Portugal, 11’40”)

Realização: Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues
Produção:Animais, AVPL

Uma viagem interior sobre a condição de crianças a quem foi diagnosticado PHDA e que lutam contra a sua própria visão de mundo e com o que esperam delas. Uma alegoria sobre a mente e o comportamento dessas crianças.

 

 

Melhor Som/Efeitos Sonoros:

  • Alex Gregson, Danny Jones e Ryan Sweetman por ‘The Hunt’

The Hunt

(2024, Portugal, Espanha, 8′)

Realização: Diogo Costa

Produção: COLA Animation, Studio Kimchi, Studio Unkai, Blauw Films

Um grupo de soldados, perdidos na floresta, tem de enfrentar os traumas do passado e as forças aterradoras que os perseguem.

 

 

  • Bernardo Bento, Ricardo Salazar e Vasco Carvalho por ‘Percebes’

Percebes

(2024, Portugal, França, 11’30”)

Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP – Animation Studio, IKKI Films

Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

 

Melhor Banda Sonora:

  • Nicolas Tricot por ‘Percebes’

Percebes

(2024, Portugal, França, 11’30”)

Realização: Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Produção: BAP – Animation Studio, IKKI Films

Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

 

Conheça todos os filmes nomeados: premioscurtas.pt