Em parceria com a Exemplo Extremo – Associação Cultural, a Casa da Animação programou 4 sessões de cinema de animação português no âmbito da iniciativa MANIFESTUM: Arte de Dizer, Valongo.
Nos dias 3 e 4 de Outubro irão haver 4 sessões de cinema de entrada gratuita para todos os agrupamentos escolares de Valongo. Irão haver duas sessões juvenis e duas sessões infantis.
Sessões Infantis
- Dia 3 de Outubro: 10h00 – Fórum Cultural de Ermesinde – Sessão com a presença da realizadora Patrícia Figueiredo (Foi o Fio)
- Dia 4 de Outubro: 10h00 – Auditório Dr. António Macedo, Valongo – Sessão com a presença da realizadora Patrícia Figueiredo (Foi o Fio)
Sessões Juvenis
- Dia 3 de Outubro: 15h30 – Auditório Dr. António Macedo, Valongo – Sessão com a presença da realizadora Regina Pessoa (Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias)
- Dia 4 de Outubro: 15h30 – Fórum Cultural de Ermesinde – Sessão com a presença da realizadora Laura Gonçalves (O Homem do Lixo)
PROGRAMA INFANTIL
Sessão especialmente programada a pensar nos estudantes do 1º ciclo (M/6). Um programa cheio de cor, de vida e de movimento mas que, além de descontração, nos traz também lições para aprender.
Duração: 50 minutos
MARÉ, de Joana Rosa Bragança
2019, Portugal, 00:14:05
Produção: Animanostra|Co-produção: Filmanimática CRL
Trazido pelas ondas do mar, um fantástico ser de porte agigantado descobre um aprazível local de grande beleza natural, e faz dele a sua casa, tornando-se o guardião e a alma do lugar. Lá, encontra um alegre rapazinho com quem cria um laço de amizade, forjado na partilha do prazer que ambos sentem em viver em harmonia com a Natureza. Mas, um dia, a paz é ameaçada por uma maré poluente e ruidosa.
A MENINA PARADA, de Joana Toste
2021, Portugal, 00:09:00
Produção: Sardinha em Lata
Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer. A menina parada e o polícia que a guarda param o trânsito e agitam os corações da cidade.
MESA, de João Fazenda
2020, Portugal, 00:10:20
Produção: Animanostra, FilmanimáticaUm grupo grande de pessoas reúne-se à volta de uma mesa para uma refeição. A comida é servida sob um ambiente ruidoso, quase circense. Fazem-se brindes e cantam-se os parabéns. A dada altura já há quem durma, quem leia, quem namore. O ambiente vai-se fragmentando cada vez mais. No final sobra apenas loiça suja e silêncio.
O OVO, de José Miguel Ribeiro
1994, Portugal, 00:03:00
Produção: Filmógrafo
A história de um ovo, prisioneiro no interior de uma frigideira, que tenta fugir ao seu destino, simbolizado por uma enorme espátula, decidida a atacá-lo…
FOI O FIO, de Patrícia Figueiredo
2014, Portugal, 00:05:00 5’
Produção: Filmógrafo
Uma mulher-novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Todas estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.
CIRCO, de André Ruivo
2017, Portugal, 00:08:00
Produção: Animais AVPL
Com um tom irónico e non sense e recorrendo a curtos gags humorísticos, este filme procura evidenciar clichés e o lado mais insólito da ideia de circo.
PROGRAMA JUVENIL
Sessão cujos temas particularmente urgentes e atuais fazem com que cada filme potencie uma análise interior e exterior profunda, sensível e desperta para um mundo livre e que necessita da nossa atenção. Todos estes tópicos misturados, também, com uma boa dose de humor. Programa para o ensino secundário (M/12 anos).
Duração: 57 minutos
O TEU NOME É, de Paulo Patrício
2021, Portugal, Bélgica, 00:24:00
Produção: Animais AVPL
Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspectivas e dimensões da condição humana.
O HOMEM DO LIXO, de Laura Gonçalves
Portugal, 2022, 00:11:50
Produção: Bando à Parte
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.
INSIDE ME, de Maria Trigo Teixeira
2019, Alemanha, 00:05:14
Produção: Filmuniversität Babelsberg Konrad Wolf
Uma decisão clara cercada de sentimentos confusos. Uma jovem conta a sua experiência com o aborto.
TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS, de Regina Pessoa
2019, Portugal, Canadá, França, 00:13:00
Produção: Ciclope Filmes, Office National du Film du Canada, Les Armateurs
A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida.
A MULHER DO MÉDICO, de Bruno Simões
2021, Portugal, 2021, 00:03:13
Realização: Bruno Simões
Produção: Animanostra, Filmanimática
As peripécias criativas de um médico para ajudar a esposa a superar a mágoa causada pela infertilidade do seu casamento.